VOCÊ CONHECE PROFESSORA FELIZ?

Então, mais uma vez chegamos ao Dia do Professor. Nesses dias, quando minha mãe estava entre nós, ela era a primeira a me telefonar para dar os parabéns. Ou, quando eu morava no Rio, ela me dava uma rosa nesse dia. E olha que nem de flores ela gostava… quando meu pai lhe presenteava com flores ela sempre dizia “gastou dinheiro com bobagens… flor não se come… murcha e a gente joga fora… por que não trouxe uma caixa de pêssegos?” Ela adorava pêssegos, não esses de lata, mas os frescos que eram vendidos na Rua da Carioca, no Rio.

Esse ano será diferente. Ela vai me enviar parabéns de outro plano, lá onde papai deve estar lhe dando rosas eternas, que não vão murchar, e pêssegos divinos. Nesse outubro de 2020, vou lançar meu primeiro e-book, “Diário de uma professora feliz”, onde reúno vários textos publicados ao longo da minha trajetória como professora, autora de livros didáticos e palestrante em cursos de formação continuada para professores. Neste ano completo 47 anos de formada. Primeiro como professora dos Anos Iniciais pela Escola Normal Carmela Dutra, em Madureira, Rio de Janeiro; depois, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E, depois de 1982, como professora do Colégio de Aplicação da UFPE, onde atuei 19 anos até me aposentar.

Entre os anos de 2015-2017, voltei a atuar na UFPE como professora de Prática de Ensino de Língua Portuguesa no Centro de Educação. Foi nesse período, que uma aluna me perguntou “Professora, a senhora já está aposentada, por que ainda está dando aulas?”. E eu respondi que, quando a gente é feliz com o que faz, nunca quer deixar de fazer. E aí surgiu o título do livro que agora publico: “Diário de uma professora feliz”. E tenho certeza de que muitos professores e professoras desse nosso país amam o que fazem porque sabem que o compromisso é com a educação, de qualidade, para todos e todas. Agora mesmo, em tempos de pandemia, o esforço tem sido imenso, para oferecer aulas de qualidade em ambiente remoto, gastando seus equipamentos, seus dados de internet, tentando se apropriar das ferramentas digitais. E, o mais grave, precisando ouvir tantas críticas absurdas sobre o seu trabalho, de figuras políticas e da sociedade em geral.

Meu reconhecimento a esses heróis e heroínas da educação. E você que critica, experimente trocar de lugar com um professor ou professora. E vamos ver se vai insistir em falar mal…

Claro que vivi momentos mais difíceis, principalmente na vida pessoal, mas nunca deixei de receber o amor e carinho dos meus alunos, que me sustentaram em muitas ocasiões em que eu saía da sala para chorar no banheiro do colégio. Só a maturidade ensina a gente a compreender que tudo é do jeito que tem de ser, e que a única pessoa responsável pela nossa vida somos nós mesmos; por isso, a única pessoa que podemos mudar ao longo da vida somos nós mesmos. Mas isso é conversa para outra ocasião…

Ficou curioso(a)? Confira a degustação do diário.

Sobre Ynah de Souza Nascimento

Ajudo você a elevar sua auto-estima através do desenvolvimento da leitura direcionada e ferramentas poderosas. Mentora do Clube de LeiturAção, sua leitura sistêmica.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário