PRODUCTION DE TEXTES SCOLAIRES ET LOGICIEL DE TRAITEMENT DE TEXTES

No ano de 1996, na época em que estava pesquisando sobre o uso do processador de textos word em aulas de redação (como dissertação de mestrado em Língua Portuguesa pela UFPB) cometi um ato de extrema coragem: enviar uma a proposta de uma comunicação para apresentação na 4a Biennale de l´Education et formation (www.inrp.br/biennale/8biennale/index.html).
Havia apenas dois anos que tinha começado (tardiamente) a aprender o francês, o que explica o “ato de extrema coragem”.
E, com surpresa e medo, recebi a resposta favorável para a apresentação.
Muitos empecilhos, na época: a UFPE não liberou verba para a viagem (e minha família pagou a passagem!); não tinha dinheiro para pagar o hotel (minha professora de francês e grande amiga francesa Mireille Lucena conseguiu hospedagem na casa de seus pais!); não tinha fluência na escrita em francês (e Mireille e Amélia da Paz, colega de Colégio de Aplicação, fizeram a tradução do meu trabalho!).
Lá fui eu para Paris apresentar meu trabalho em uma sala da Faculdade Sorbone. Que experiência de coragem! Ou de falta de juízo, nem sei bem mesmo o que me moveu.
Éramos uma plateia de 14 pessoas em uma sala; somente eu era estrangeira… e a terceira e última a apresentar o trabalho.
Fiquei encantada com a gentileza de todos que tiveram a paciência de ouvir uma professora de português tentando falar francês… Além do trabalho, as perguntas eram muitas sobre o nosso país e sobre nossa educação.
Quando finalizei a apresentação e saí da Sorbone para pegar o metrô, sentia o suor (de pânico!) escorrendo pelo corpo em uma temperatura de 14graus… mas a alma ia feliz e leve. Claro que lembrei logo da famosa frase “Vim, vi e venci!”
Artigo disponível em: https://ufpe.academia.edu/YnahNascimento

Sobre YNAH DE SOUZA NASCIMENTO

Professora de Língua Portuguesa, autora de livros didáticos.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

