Educação pública em Pernambuco

Quando cheguei em Recife em 1982, vindo do Rio – onde atuava em escola pública desde 1976 – fiquei surpresa quando visitei a DERE para saber se poderia trazer minha matrícula para Pernambuco e uma funcionária me disse categoricamente: se você não tiver cartão de deputado, nada feito. Graças a Deus, em 1984, fui aprovada no concurso para atuar no Colégio de Aplicação da UFPE e pude continuar minha jornada em prol da educação pública.

Agora, que boa surpresa acompanhar as ações que a Secretaria de Educação de Pernambuco vem implementando para melhorar a escola pública. Sou testemunha e professora do PROGEPE, que desenvolve um curso de 12 módulos para preparar os futuros gestores das escolas públicas.

Conteúdos atualizados e produzidos por profissionais competentes são discutidos em cada sábado em dois turnos, manhã e tarde, no total de 8 horais semanais, sem contar com as atividades no ambiente virtual.

Claro que sempre haverá profissionais descontentes, em qualquer profissão. E a Educação não seria diferente. Entretanto, é uma satisfação poder comprovar que há muitos professores que investem na sua formação continuada e que fortalecem seu olhar prospectivo na busca por soluções de problemas na escola.

Ainda bem que “cartões de deputados” caíram em desuso aqui na educação pública pernambucana.

Ainda bem que os professores do PROGEPE acreditam nisso. Leiam o que escreveu Expedito da turma C da Escola Augusto Severo no dia 11 de agosto de 2012.

Todo gestor democrático

De gente tem que gostar

Saber mediar conflitos

Para a paz se implantar

Aceita os desafios

Sabe bem organizar

Tem um bom planejamento

Para as metas superar

Participa do PROGEPE

Pra poder se candidatar.

Seguem algumas fotos das turmas A, B e C da Escola de Referência Augusto Severo

Turma A

Turma B

Turma C

Sobre YNAH DE SOUZA NASCIMENTO

Professora de Língua Portuguesa, autora de livros didáticos.
Esse post foi publicado em Dicas para o professor, Eventos, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Educação pública em Pernambuco

  1. REGIA LUCIA JACO disse:

    Parabéns professora, acho que esse curso vai acrescentar e muito a nossa visão em relação à nova realidade em que vivemos.Temos que nos esforçar e muito para acompanhar a velocidade em que os processos acontecem. Não podemos mais ficar procurando culpados, temos mesmo é que procurar soluções para os problemas e transformar em desafios que são muitos.. Estou fazendo o curso e a cada encontro me sinto mais motivada, mais envolvida, mais responsável por aquilo que me propus.

    Régia Lúcia Jacó – Aluna da turma A da Escola de Referência Dr Pacífico Rodrigues da Luz -Petrolina-PE

  2. MARCOS EXPEDITO VIANA disse:

    PARABÉNS!

  3. Margareth Zaponi disse:

    Olá,

    sou secretária executiva de gestão da rede estadual de ensino de Pernambuco e estou muito feliz com o comprometimento de todos os professores efetivos que, junto com a equipe da SEE e das GREs estão tornando realidade o Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares – PROGEPE que se consolida como uma ação propulsora para a melhoria das competências essenciais ao exercicio da função e também para a melhoria das condições de trabalho dos gestores, professores e demais servidores.

    Nossos cumprimentos a todos que acreditam na educação pública e reconhecem que a mudança começa dentro de cada um de nós.

    Abraços,
    Margareth Zaponi

    • ynahdesouza disse:

      Que oportunidade você me dá para registrar meus elogios à palestra que você deu na abertura oficial do PROGEPE. Adorei saber que existe uma profissional competente gerindo a educação pública do estado. Quem sabe, mais pra frente, terei oportunidade de entregar para você o meu livro “Aprendiz de Professora; o aluno desarrumado e outras histórias”, escrito ao longo da minha vida como professora e lançado no ano passado (com uma resenha muito boa no site da Revista Ciência Hoje On-line)
      Abraços pedagógicos

  4. EDUNEIDE ABREU DE ARAUJO FALCAO disse:

    Estou aguardando as fotos da turma D

Deixe uma resposta

