Escola Estadual Caetano Belloni

Não sei se existem outras profissões que trazem tantas alegrias como a que tive a felicidade de escolher: ser professora. Vez por outra, reencontro alunos – principalmente graças aos recursos tecnológicos como a internet. O último carinho explícito que recebi veio de longe -no tempo e no espaço. Lindolfo Vieira, aluno meu na década de 70 na Escola Estadual Caetano Belloni, situada no morro do carrapato em São João de Meriti, município fluminense. Em buscas pela internet, encontrou este blog e me enviou um lindo depoimento que partilho com o mundo virtual.

Lindolfo, muito obrigada pelo presente! Que Deus continue abençoando você e sua família. (Não pude resistir à tentação de juntar, ao seu depoimento, a sua foto tão linda em que você faz uma declaração de amor explícita a seu filho)

Olá Professora Ynah.
Sempre que a saudade me leva ao passado encontro minhas alegrias e tristezas.
Das alegrias recebo de volta as brincadeiras da escola, as pipas,  jogo de bola e pique. As atenções de minha mãe e meu pai. Os companheiros, minhas irmãs …minha infância.
Minha família do interior do Esp Santo veio para a comunidade “Morro do Carrapato”. Meu pai eletricista, minha mãe do lar me deram o melhor que tiveram e o melhor era a escola.
Recordo da escola Caetano Beloni. Dos amigos, Florisnete e Florisvaldo…como esquecer amigos com um nome assim ? Florisnete, Florisvado e Lindolfo… imagine a chamada !!
Recordo dessa escola, que me ensinou os primeiros passos no mundo e que são a sustentação do que sou hoje.
No gabinete da Diretora. Edna Coelho Neto Vieira, chegávamos devagar. D Miriam, Coordenadora., sempre a postos nos atendia.
Das aulas com D Ynah também vinha o auxilio para educação suplementar. O carinho era tanto que aprendíamos até hábitos de higiene.
A professora Ynah,  extra classe, nos levou a Base Aérea do Campo dos Afonsos.  Foi uma alegria só… mas houve um problema muito serio mesmo: Um oficial cortejou
minha professora !!!!  Que isso !!!!
E no teatro com o professir Chovis (isso foi a 35 anos aproximadamente), atuei como escravo numa peça sobre navio negreiro. Foi um
sucesso. Depois  participamos do “Caso dos Pirilampos”, onde fui condenado a procurar eternamente o anel de Iara, que alguém perdeu nas águas. rsrsr
Mas foi na biblioteca, no segundo piso da escola que eu cresci. Descia as escadas levando para casa Monteiro Lobato e assim se abriu diante de mim um mundo de luz, um caminho de estrelas, que hoje refletem a luz do sol durante pleno dia e a noite o prateado da lua.
Quem leu Monteiro Lobato sabe que o céu  passou a ser o teto de nossa casa e o infinito a casa de portas abertas da imaginação. Não há limite.
Obrigado Professoras Miriam, Rosa, Rosangela e Ynah. Por tanto amor e dedicação. Voces me alargaram a tenda da existência.
D Ena, obrigado. Houve perdão pelo vidro quebrado…foi sem querer mesmo. Uma de vocês me curou as feridas dos pés.. não lembro quem. Mas quem saberia a diferença entre os anjos ?
No gabinete da Diretora. Edna Coelho Neto Vieira, chegávamos devagar. Lá as paredes eram de tijolinho. Todos eles cercam e protegem as professoras.
Dentro em mim acho que cada tijolinho tem o coração de um aluno que ali correu, viveu, brincou, vibrou, aprendeu, cresceu mas continua protegendo o coração da escola… que continua protegendo as professoras.
Professora Ynah.
Olhe um pouco para o passado e veja que voce atingiu o coração dos seus alunos.
Lindolfo.

Sobre YNAH DE SOUZA NASCIMENTO

Professora de Língua Portuguesa, autora de livros didáticos.
Esse post foi publicado em Autoestima, Dicas para o aluno, Dicas para o professor e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Escola Estadual Caetano Belloni

  1. edmilson lourenço disse:

    estudei no famoso belloni, década de 80, professora rosângela e maria alice.

Deixe uma resposta

