Pela palavra

Para quem faz da palavra seu instrumento de trabalho  ou caminho para chegar aos corações das pessoas, vale a pena conferir a música composta por Jorge Simas.

PELA PALAVRA

Quem da palavra faz a chave

Para abrir os corações

Amarra tudo feito clave

No início das canções

 

Garimpa nuvens calmas

Num céu de impressões

Acolhe sempre as almas

Com o peito às paixões

 

Quem da palavra faz seu rumo

Revela outro eu

É peso certo, é prumo

Que a inspiração lhe deu

 

Refúgio da emoção

Lugar da fantasia

Centelha pra afeição

Espelho da poesia

 

E da palavra quem não tem

Receio quando a diz

Mil vezes sempre lavra

A lei de ser feliz

 

Palavras essas filhas

Da imaginação

Perdidas viram ilhas

Pra lá do coração

Estão a muitas milhas

Escapam à razão

 

Quem na palavra põe a luz

Que encerra um momento

É sábio que traduz

O todo e o fragmento

É mesmo fazer jus

A todo firmamento

É como ser de Deus um instrumento.

Fonte: LP “Pela palavra” – produção independente.

Sobre YNAH DE SOUZA NASCIMENTO

Professora de Língua Portuguesa, autora de livros didáticos.
Esse post foi publicado em Dicas para o aluno, Dicas para o professor e marcado . Guardar link permanente.

37 respostas para Pela palavra

  1. Aurelia disse:

    Achei brilhante a forma como o autor da música se expressa sobre quem tem a palavra. Realmente quem expressa a palavra tem esse poder, pois conforme Provérbios 18:21 – A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. Há poder nas nossas palavras.

    • ynahdesouza disse:

      É verdade. lembre-se que a leitura dos textos bíblicos são fonte de aprendizado também sobre a linguagem. Vamos cuidar das palavras com que povoamos nosso ambiente – também organizacional.

  2. Ricardo disse:

    Pela palavra podemos tudo, quando ela é bem colocada, colheremos bons frutos, quando mal colocada, poderemos nos arrepender.A comunicação é muito importante, ela nos leva para frente ou para trás, só depende de como nos comunicamos e interagimos.

    • ynahdesouza disse:

      Já pensou nas consequências de uma palavra mal empregada no ambiente corporativo? E o poder de uma palavra bem empregada? Vamos refletir sobre isso.

      • JANE BARBOZA BRIGONI disse:

        Uma palavra dita, na hora errada para a pessoa errada, pode trazer consequencias desastrosas. Temos que ter muito cuidado com o que e com com falamos na empresa.

  3. Luciana Vitoria Rolim da Silva Medeiros disse:

    Luciana MBA em GESTÃO DE PESSOAS (NOITE)

    Lidamos toda hora com a Comunicação, e nunca nos perguntamos o quanto poder tem a Palavra. Vimos ontem na sala de Aula que ela pode engradecer e destruir, ela pode mata e ressurcitar.
    Pois quando Judas entregou Jesus aos Romanos, ele nem precisou falar, apenas deu o beijo; com este gesto
    todos sabiam quem era o messias. E quando Jesus ressuscitou Lazaro, disse apenas: Lazaro saia para
    fora. Vimos neste 02 momentos que a palavra não foi dita mas todos sabiam o que ela queria
    transmitir. E cado exemplo dado por você me fez refletir o quanto devemos nos calar, saber ouvir
    e perder uma briga para depois podermos colher frutos.

    Ynah nunca tinha escrito em um blog; estou achando tudo fascinante; adorei sua aula e acho que
    Chaplim foi um homem estraordinario; gostei muito do filme que assistimos, pena que
    foi tão pouco.

    • ynahdesouza disse:

      Luciana, que bom que você percebeu a importância da palavra, também no ambiente organizacional. Caso vc queira continuar a ver o filme do Chaplin, pode procurar no youtube por “Tempos Modernos”. Tem muitos outros filmes dele postados lá.

  4. Gilma disse:

    A aula de ontem da professora Ynah sobre Lingua “falada e escrita” fez com que eu percebesse que, com uma simples palavra, podemos tirar um grande significado ou uma grande historia. É assim a nossa língua cheia de significados. Adorei!

  5. joseane assis disse:

    Olá! Boa tarde.
    A aula de ontem trouxe-me informações importantes, as quais contribuíram para a expansão dos meus conhecimentos adquiridos.
    Quando se fala em comunicação, automaticamente se inicia uma ação psicológica, em que têm se varias situações e respostas, porém cotidianamente se expande numa visão mais interativa e dinâmica; ela pode ser verbal (falada ou escrita) e não verbal (um sorriso, um movimento, um gesto). Percebe-se que a comunicação é um elemento essencial no dia-a-dia do ser humano pois ela facilita o ingresso e participação na sociedade em que vivemos como umas das formas principais de desenvolvimento e sobrevivência. E no ambiente coorporativo das organizações não é diferente, para que haja um desenvolvimento significativo em todas as áreas é preciso saber não só comunicar como também interagir.

  6. mba gestao de pessoas noite disse:

    Não tive oportunidade de assistir a aula ontem, porém o nome da cadeira e o assunto abordado já nos deixam interessados … e após ler os comentários de meus colegas, essa ideia ficou reforçada. Bem, acredito demais no poder das palavras; sendo assim, temos que ter cuidado ao abrir a boca para dizer qq coisa: costumo dizer que uma palavra dita ou um tapa dado ninguém tira. Poucas pessoas sabem do poder que têm as palavras. Temos que ter cuidado e ter consciência na hora de usarmos as palavras, principalmente com nosso próximo.

  7. taciana alves disse:

    Esta música me fez refletir que as palavras são expressas com intuição tanto boas quanto ruins; o valor da comunicação se dá através da forma de expressão. Através da comunicação é possível perceber os valores éticos e morais de quem emprega a linguagem.

  8. Rosimary Cristina da Silva disse:

    Foi uma aula maravilhosa!
    Onde pude perceber que se tudo na vida fosso só alegria as pessoas não daria o valor necessáro a felicidade e que mts vezes temos que chorar para sabermos o quanto é bom sorrir, que é preciso sentir saudade para sabermos o quanto gostamos de alguém. Tive mais uma vez com os exemplos citados pela professora que nossa vida é: Um antes, um durante e um depois, pois devemos viver o hj, esquecer o ontém e entregar tudo nas mãos de Deus pq na hora certa ela decidirá o meu amanhã.

  9. Arilesse Valquirene de Araujo Silva disse:

    Foi uma aula bastante construtiva, pude perceber que cabe a cada um de nós acreditar que na vida tudo é possível se é feito com amor e tendo mt fé em Deus. Sei que Deus tem um proposito na nossa vida, vi que sonhos se realizam quando acreditamos, sorrisos se abrem quando estamos felizes e que basta corremos atrás a nossa própria felicidade.

  10. Flávio Neves disse:

    Através das palavras muitas pessoas conseguem expressar diversos sentimentos, amor, raiva, carinho, saudades e outros, onde verbalmente não conseguiriam expressá-los. Através da boa comunicação que conseguimos nossas vitórias pessoais e profissionais. Gostei muito do texto e da música, faz com que possamos refletir sobre como estamos nos comunicamos. Abraços. Flávio Neves.

  11. Rosimary Cristina da Silva disse:

    Foi uma aula maravilhosa!
    Pude perceber, atráves dos exemplos citados pela professora, que, se a vida fossem só alegrias, as pessoas não dariam valor à felicidade; muitas vezes precisamos chorar para sabermos o quanto é bom sorrir e também que é preciso sentir saudade para sabermos o quanto gostamos de alguém. Percebi que na nossa vida existe o antes, durante e depois. Sei que devemos viver o hj, esquecer o ontem e entregar o nosso amanhã nas mãos de Deus pq na hora certa ele agirá da melhor maneira possível em nossas vidas. Seja qual for a palavra uma vez dita jamais esquecida!

  12. Pela palavra expressamos nossos desejos, alcançamos nossos objetivos, expomos nossas emoções. Pela palavra buscamos ajuda divina, clamamos, imploramos.
    Pela palavra também magoamos, entristecemos a quem amamos, mas pela Palavra também pedidmos perdão e também perdoamos.

    • ynahdesouza disse:

      Você já havia pensando nesse poder da palavra?

      • JANE BARBOZA BRIGONI disse:

        Te confesso que não!
        É muito difícil ouvir coisas que não gostamos e ficar quieta.
        Penso, neste momento de reflexão, que o melhor seria ouvir, refletir e concluir.
        Não deixar que a emoção em momentos de ira nos cause transtornos, fazendo-nos falr o que não devemos

  13. Daniele Neves disse:

    A música nos lembra que a comunicação, seja ela no nosso ambiente familiar ou no profissional deve ser respeitada. As grandes organizações hoje estão levando em consideração a qualidade de vida e a opinião de seus colaboradores. os gestores estão mais atentos a forma de falar, o que deve ser dito para que o colaborador não se feche e fique com receio de se colocar.

    • ynahdesouza disse:

      Se o gestor não se preocupar com isso, vai demorar pouco tempo no cargo!

      • JANE BARBOZA BRIGONI disse:

        Mas, tu sabes que, em algumas empresas, devido a dificuldades de conseguir determinados especialistas em áreas técnicas, os gestores acabam fazendo vista grossa em relação a certas atitudes erradas dos seus líderes. A Gerência cria um vínculo de amizade e tem dificuldade de resolver o problema.

      • ynahdesouza disse:

        É verdade, infelizmente isso ocorre. Mas não deve ser razão para que você deixe de se aprimorar no uso da linguagem e da comunicação dentro e fora da empresa.

    • ynahdesouza disse:

      Isso mesmo Daniele. Enfim, sem linguagem não se pode falar em interação!!!!

  14. MARCIA ADRIANA DA SILVA disse:

    MARCIA ADRIANA DA SILVA
    Não tive oportunidade de assistir a aula ontem, porém o nome da cadeira e o assunto abordado já nos deixam interessados … e após ler os comentários de meus colegas, essa ideia ficou reforçada. Bem, acredito demais no poder das palavras; sendo assim, temos que ter cuidado ao abrir a boca para dizer qq coisa: costumo dizer que uma palavra dita ou um tapa dado ninguém tira. Poucas pessoas sabem do poder que têm as palavras. Temos que ter cuidado e ter consciência na hora de usarmos as palavras, principalmente com nosso próximo.

  15. joseane de assis cavalcanti disse:

    A palavra tem poder incalculável, que pode causar efeitos negativos ou positivos, portanto é preciso refletir-mos antes de pronunciarmos alguma palavra. A comunicação é um elemento essencial no dia-a-dia do ser humano, ela facilita o ingresso e participação na sociedade em que vivemos como umas das formas principais de desenvolvimento e sobrevivência. E no ambiente coorporativo das organizações não é diferente, para que haja um desenvolvimento significativo em todas as áreas é preciso saber não só comunicar como também interagir.

  16. nianaleite disse:

    Quando falamos, automaticamente penetramos no universo das pessoas, mesmo sem nos dar conta, temos esse poder… portanto é preciso analisar a situação ou ambiente em que nos encontramos para que essas palavras transmitam sentimentos capazes de contribuir, levando a uma melhor harmonia, desenvolvimento e interação para com os outros, seja no âmbito familiar, social ou profissional..

  17. nianaleite disse:

    Quando falamos, automaticamente penetramos no universo das pessoas, mesmo sem nos dar conta, temos esse poder… portanto é preciso analisar a situação ou ambiente em que nos encontramos para que essas palavras transmitam sentimentos capazes de contribuir e não dificultar, levando a uma melhor harmonia, desenvolvimento e interação para com os outros, seja no âmbito familiar, social ou profissional..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s