Sua empresa é uma orquestra

Você já pensou que sua empresa é uma orquestra? Assista a esse vídeo e faça seus comentários considerando o que você já aprendeu sobre Comunicação Empresarial.

Apresentada por Frederico Godoy e Valdir Carvalho, a palestra “sua empresa afinada como uma orquestra” é clara e dinâmica que, por meio da música tocada ao vivo, trata do comportamento das pessoas na organização, com a finalidade de auxiliar seus colaboradores a, por exemplo:
• melhorarem o ritmo de trabalho;
• respeitarem a dinâmica dos setores da empresa;
• aprimorarem a harmonia em seu ambiente diário;
• aumentarem a produtividade;
• estreitarem o relacionamento com seu público.

 

About these ads

Sobre ynahdesouza

Professora de Língua Portuguesa, autora de livros didáticos.
Esse post foi publicado em Dicas para o aluno, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

26 respostas para Sua empresa é uma orquestra

  1. Ricardo disse:

    Realmente, vendo o video e fazendo um paralelo com a empresa em sua diversas atividades, podemos perceber que quando se tem uma sintonia, tudo se torna mais leve e prazeroso.

  2. Flávio Neves disse:

    Observando e analisando o vídeo, podemos identificar que realmente trabalhamos como uma orquestra no nosso ambiente de trabalho. A sintonia, união e harmonia da orquestra empresarial tem que ser a mesma de uma orquestra musical, trabalhando para esse objetivo os resultados serão surpreendentes.

  3. Aurelia disse:

    O palestrante fez uma excelente analogia comparando o bom funcionamento da Empresa a uma orquestra afinada e coesa. Temos a tendencia de achar a nossa tarefa, a nossa função, a nossa seção mais importante que outras, mas cada setor e cada colaborador tem seu papel que também contribui para esse bom funcionamento, e todos juntos com um mesmo objetivo fazem a Empresa crescer.

    • ynahdesouza disse:

      Por isso a analogia faz sentido, né Aurélia? Gostei de sua observação sobre a importância de sabermos conviver com as diferenças, reconhecendo a importância de todos no processo.

  4. joseane de assis cavalcanti disse:

    O ensinamento e a comparação que o vídeo traz são de suma importância, pois ao analisarmos percebemos que:
    Orquestra = empresa
    Maestro= líder da empresa
    Músicos= colaboradores da empresa
    Como uma Orquestra que para ter bons resultados deve tocar afinada, igualmente numa empresa todos tem que ter concentração no que estão fazendo e o mesmo foco. A união é um dos elementos essencial para o sucesso de uma empresa; se não houver cooperação de cada funcionário independente de sua função os efeitos podem ser insignificativos e negativos.

  5. marcia@discoveryoperadora.com.br disse:

    Marcia Silva
    Muito interessante a comparação feita, e dela chegamos a conclusão que tudo em nossa vida funciona dessa forma. É uma engrenagem e que um depende do outro, sendo assim temos que procurar fazer sempre o nosso melhor para que alcacemos o objetivo comum.

  6. JANE BARBOZA BRIGONI disse:

    A comparação entre a orquestra e uma organização e correta.
    É necessário que todo o sistema trabalhe com harmonia, afinação, com o mesmo objetivo organizacional.
    E a comunicação organizacional tem um papel fundamental neste processo. As pessoas precisam se comunicar de forma clara e objetiva. Ser bons interlocutores e bons ouvintes.

  7. nianaleite disse:

    Comparação perfeita, já que cada pessoa tem uma importância no processo, seja qual for o grau de intensidade, e se cada um de nós agirmos com responsabilidade, comprometimento, focados no mesmo ideal, conseguiremos orquestrar o nosso ambiente corporativo, trazendo desenvolvimento, interação e eficácia…

  8. Luciana Vitoria disse:

    Luciana Vitoria Rolim
    Quando observamos uma orquestra funcionando, com todos os componentes, tendo entre eles harmonia, união, compromentimento, disciplina, organização e uma sincronia com o maestro, podemos dizer que é assim que deve funcionar uma empresa. Sem todos estes requisitos uma empresa não pode funcionar.

    • ynahdesouza disse:

      Para que isso aconteça, todos precisam ter os mesmos objetivos. A presença de um maestro habilidoso e com competência no trato com a comunicação é fundamental para o sucesso da organização.

  9. Gilma disse:

    Para uma empresa ter sucesso deve ser afinada como uma orquestra, os músicos assim com , os funcionários são responsáveis pela sintonia do concerto (resultados) . O video descreve perfeitamente que uma empresa deve ser como uma orquestra. A minha empresa ainda não pode ser comparada com uma orquestra afinada, mas desejo que chegue lá.

  10. Daniele Neves disse:

    Para a orquestra conseguir desempenhar um bom resultado é preciso da união de todos os musicos e na empresa tem que existir um clima de harmonia e companheirismo como mostra no video para conseguir obter um resultado positivo sempre.

  11. Taciana Alves disse:

    Ótima colacação do palestrante. Através do vídeo, percebi de forma clara que os problemas ocorridos nas empresas nada são que desafinações que podem ser corrigidas com dinâmicas de trabalho. Essas atividades servem para que cada um conheça seu potencial e seus limites, bem como para preparar o trabalho em equipe na busca pela conquista de melhores resultados.

  12. nianaleite disse:

    Comparação perfeita, já que cada pessoa tem uma importância no processo, seja qual for o grau de intensidade, e se cada um de nós agirmos com responsabilidade, comprometimento, focados no mesmo ideal, conseguiremos orquestrar o nosso ambiente corporativo, trazendo desenvolvimento, interação e eficácia…

  13. Arilesse Valquirene de Araújo disse:

    O video “minha empresa é uma orquestra” confirma que o trabalho em equipe é fundamental para se obter sucesso seja qual for aréa de atuação que escolhemos. Todos são importantes quando o tema é competitividade e qualidade na organização. Vale destacar que o talento individual é importante, mas é necessário que todos estejam afinados com o objetivo desejado, sendo assim, a metáfora vem mostrar para nós a função de cada um na organização, qual seu significado e o que a empresa espera. Ainda acrescento que a orquestra nos inspira as reflexões sobre a interação nos aspectos como: iniciativa, ousadia, trabalho em equipe, liderança, alta performace, quebra de paradigmas, planejamento, técnica e disciplina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s